quarta-feira, 19 de junho de 2013

Casamento no Fim da Tarde !


Os noivos estão descobrindo as vantagens de um casamento no fim da tarde. Poder ter a cerimônia com o pôr do sol, fotos do casal e da decoração ainda com a luz do dia, convidados menos cansados que aproveitam muito mais a festa, ter as luzinhas, velas e balada de uma festa noturna, ou seja, aproveitar o melhor de cada horário no dia do seu casamento

HORÁRIO DE CONVITE
Para garantir que seu casamento aconteça antes do pôr do sol e que dê tempo para tirar as fotos após a cerimônia, coloque no convite 30 minutos antes do horário marcado para cerimonia. Sempre lembre do horário de verão, e como estará o sol no local da cerimonia.

ANTES DA CERIMONIA
Receba seus convidados com carinho. Como provavelmente estará sol e os pontuais terão que esperar pelo menos meia hora, é simpático ter um ponto com uma mesa de refrescos – água, sucos, água aromatizada – para que os convidados possam matar a sede ao chegar, antes da cerimônia começar. 

APOS CERiMONIA
Em geral, entre cortejo, cerimônia e saída dos noivos, a cerimônia toda leva em torno de 45 minutos.  Neste horário os noivos saem para as fotos do casal aproveitando a luz do sol e pôr do sol. Podem já fazer as fotos com padrinhos e pais também. Os convidados são encaminhados para o local da festa.  Eu acho super chique os convidados aproveitando o pôr do sol, aquela música ambiente agradável, uma boa bebidinha… e neste momento inicia-se o coquetel volante.  

ROTEIRO DE FESTA
O roteiro da festa depende do estilo da festa que os noivos querem. Abaixo temos uma sugestão geral de uma festa completa com jantar. Esta sugestão pode ser adaptada conforme o horário (horário de verão ou não) e vontade dos noivos.
17:30 às 18:30h: Coquetel. “Não importa o horário do casamento, mas uma coisa é certa: 90% dos convidados chegam com fome! Pensem que para comparecer ao seu grande dia, eles passaram horas se arrumando, se locomovendo até a igreja/ recepção e assistindo à cerimônia“.Por isso é importante começar imediatamente o coquetel após a cerimônia religiosa, desde a chegada do primeiro convidado na festa. O coquetel deve ter no máximo 1 hora de duração.
18:30 às 19:00-19:30h: Entrada dos Noivos. “Após o término do coquetel os noivos entram ao salão, fazem o brinde, corte de bolo, 1ª dança, dança com os pais e padrinhos , agradecimentos e retrospectiva, protocolos conforme a decisão e estilo do que os noivos querem”.
19:00 – 19:30h: Jantar. “Seja franco-americano ou em degustação volante. No meio do jantar o DJ já pode dar uma “levantada” nas músicas para que a pista comece a animar“.
21:00 – 21:30h: Banda. “Caso tenha alguma banda ou atração musical, o momento para que ela entre seria logo após o jantar“.
24:00 – 1:30h: Lanchinho da Madrugada: Geralmente 4 horas após o jantar, acho bacana para manter alimentado o pessoal que está animado na pista e dá uma energia para a festa durar mais.
Jogar o Buquê: Todos assessores concordaram que não existe mais a impressão de que jogar o buquê é o fim da festa. Normalmente é feito quando ainda há a maioria dos convidados. “A hora ideal é depois do jantar e início do show ou no intervalo da banda“.
JANTAR
Antes de falar do jantar, vale falar um pouco sobre o coquetel que antecede o jantar, importante nos casamentos no final da tarde: “Opções de canapés frios e quentes, com uma apresentação bacana, sempre com alguma opção sem carne para os vegetarianos. Panelinhas e detalhes bacanas são sempre bem  vindos já que também se come com os olhos. Nesse formato de festa, sugiro também montar umas ilhas gastronômicas com algumas opções de canapés e aperitivos, para que os convidado também vá até as ilhas sem ter que necessariamente esperar o serviço volante, além de dar mais movimento na festa“.
Sobre o jantar, você pode conversar com o buffet contratado para que eles possam sugerir um cardápio que combine com o estilo da sua festa e dos noivos. O ideal é que não seja serviço empratado, que costuma “engessar” a festa já que todos os convidados precisam ficar sentados esperando todos os pratos serem servidos, e não combina com a descontração dos casamentos que começam no fim da tarde.

TRAJE NOIVOS E CONVIDADOS.
Em relação aos convidados, a maior preocupação de todas noivas é não ter convidados com jeans e tênis, e por isso perguntam se pode especificar o traje no convite? Não, não é correto. Só se coloca o tipo de traje num convite de casamento quando a festa é black tie. Para qualquer casamento o traje é sempre passeio completo, que significa terno (costume) para os homens, vestidos em tecidos nobres para as mulheres. Para o noivo eu considero a melhor opção o terno em tom grafite. Para noiva, uma boa opção são os vestidos leves em musselina e shantung, com ou sem renda. Como a festa irá entrar noite adentro, o vestido deve ser longo e pode ter detalhes bordados, fitas, drapeados, apenas tome cuidado com os exageros.
VESTIDO DE NOIVA 


3 comentários:

  1. Também acho, Manu! Casar no fim da tarde é isso: aproveitar o melhor de cada horário.
    Bjkss

    ResponderExcluir
  2. Ola, esotu organizando meu casamento exatamente nesta proposta! adorei o post! Gostaria so de perguntar uma coisa: no programa, o total de festa seriam 8 horas, quando normalmente, falando com todos os profissionais envolvidos, o tempo de contrato sao 5 horas com 30 min de tolerancia... como voce proporia um roteiro dentro deste tempo?? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... aquele espaço da banda com DJ pode ser administrado... diminuido e talz...
      POde fazer a entrada dos noivos durante o coquetel também, não atrapalha em nada...
      Assim você vai otimizando o tempo!!

      Obrigada
      Andresa

      Excluir

Alguma ideia? Alguma dúvida? Comente!