terça-feira, 17 de setembro de 2013

Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul !! Para dar sorte!

O casamento é um ritual repleto de simbologia para dar sorte. Uma delas teve origem na Inglaterra, na época Vitoriana.  A frase original em inglês é:
“Something old, something new,
something borrowed, something blue”.
É uma tradição que diz que a noiva deve carregar com ela no dia do casamento: “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul”…
Algo velho
Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma jóia de família, o vestido ou véu que foi de sua mãe ou avó. Pode usar os brincos de pérola que sua avó comprou para a formatura dela ou uma pulseira que você herdou.
Algo novo
A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e sua esperança de vida nova à sua frente. Pode ser uma jóia, o sapato, a roupa íntima ou a menos que você está usando o vestido da sua mãe, um candidato fácil para este item seria o seu vestido novo.
Algo emprestado
“Algo emprestado” pretende ser um item emprestado de um amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e tem esperança em que seja parecido. Ele também lembra a noiva que ela pode depender de amigos e familiares e tem por objetivo trazer felicidade ao casal.
A amiga ou pessoa da família que empresta sente-se feliz por estar dividindo algo especial com o casal em um momento especial.
Algo azul
“Algo azul” simboliza o amor, pureza e fidelidade. Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de casamento (você pode imaginar isso ?!?!).
A Virgem Maria foi muitas vezes pintada em azul, representando sua pureza.
Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para uma faixa azul amarrada na cintura da noiva (como uma das fotos da galeria abaixo). Hoje, pode-se usar a roupa íntima azul ou algum outro detalhe. Além disso, acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” das moças solteiras.
O azul representa a fidelidade e a pureza, além de dizerem que afasta o “mal olhado”.
Pode ser uma jóia, uma peça íntima, seu buquê, a fita do buquê ou até mesmo um broche nele, o sapato ou a maquiagem.
Se o azul não vai com sua decoração, use um grampo escondido ou então, a cueca do noivo seria um segredinho.
Something old, something new
Something borrowed, something blue
And a silver sixpence in her shoe
(e uma moeda de prata em seu sapato)
Uma moeda de prata no sapato da noiva representa riqueza e segurança financeira. Remete à um costume escocês de um noivo colocar uma moeda de prata debaixo do pé para a boa sorte.
Para a sorte ser completa, o centavo deve estar no sapato esquerdo. 
A pence é uma moeda que foi cunhada na Grã-Betanha1551-1967. Ele era feito de prata e um valor de seis tostões. Assim, essa tradição do casamento é definitivamente Inglês, e muitas fontes dizem que ele começou na era vitoriana.






Um comentário:

  1. Oi Mnau!

    Obrigada pelo comenteario lá no blog hj =) Logo, logo suas Bodas de Papel vão chegar, dá pra fazer bastante coisa criativa com papéis, hein?? =)

    beijoss!!

    ResponderExcluir

Alguma ideia? Alguma dúvida? Comente!